Esta é a melhor maneira de perder peso (de acordo com um dos principais cientistas do exercício)

Esta é a melhor maneira de perder peso (de acordo com um dos principais cientistas do exercício)

Temos sido constantemente informados de que a dieta e os esportes têm que andar de mãos dadas para conseguir uma perda de peso efetiva. Mas isso é verdade?
Foto: Existe uma estratégia chave para perder peso, e não é exercício. (iStock)
Existe uma estratégia chave para perder peso e não é exercício. (iStock)
Autor Miguel Ayuso
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Perder peso Exercício físico Sedentário Dietas Obesidade Nutrição

Tempo de leitura 4 min
07/01/2016 05:00 – Atualizado em: 24/08/2018 17:13

Com a chegada do Ano Novo vêm os bons propósitos, as ofertas dos ginásios – com um preço fantástico para você escrever por 12 meses e só ir em janeiro – e as saladas. Todos nós queremos perder peso, mas com a quantidade de informação que nos rodeia, não temos muito claro qual é a melhor maneira de alcançá-lo.

No final, seguimos o mantra de toda a vida: “menos prato e mais sapato”. Ou, o que é o mesmo, coma menos e faça mais exercícios. Não foi em vão que nos disseram constantemente que a dieta e os esportes têm que andar de mãos dadas para conseguir uma perda de peso eficaz. Mas isso é verdade? São estratégias igualmente eficazes?

É a questão que Erin Bordwin, da Business Insider , pediu ao renomado professor de ciências físicas Philip Stanforth, diretor executivo do Fitness Institute da Universidade do Texas. E sua resposta não pode ser mais clara: “Estudos mostram que, em termos de perda de peso, a dieta desempenha um papel muito mais importante do que o exercício”.
Comer melhor é a única saída

Ninguém deveria se surpreender com essa informação, mas muito tem sido insistido na importância de conter o estilo de vida sedentário que muitas pessoas acham que, indo à academia todos os dias, é possível comer o que quiserem. Isso não é verdade e é, além disso, uma ideia que pode desencorajar muitas pessoas. Se o que queremos é perder peso, a dieta é muito mais eficaz e fácil de seguir a estratégia do que ir para uma corrida.

A prática de exercício físico requer muito tempo e esforço e leva um longo período para observar seus resultados. Em geral, todos nós pensamos que o esporte queima muito mais calorias do que realmente queima. Poucos imaginam que para queimar a energia contida em duas latas de refrigerante (500 Kcal.) É necessário caminhar quase 10 quilômetros, segundo um estudo americano recente.
Dietas ricas em proteínas e pratos de baixa caloria têm melhores resultados para ajudar as pessoas a perder peso do que o exercício

Se queremos ser práticos, a melhor maneira de perder peso é eliminar da nossa dieta todos os alimentos ricos em carboidratos refinados e gorduras saturadas, que são as mais calóricas. “Pensando de uma maneira prática, tenha em mente que você tem que andar mais de 56 quilômetros para queimar 3.500 calorias ” , explica Stanforth, e isso é uma quantidade alta de ingestão, mas nada louco, por exemplo, no Natal.

“Isso é muito andar”, diz o professor. No entanto, basta cortar a ingestão de alimentos como doces, massas e arroz ou alimentos muito gordurosos para eliminar um bom número de calorias sem ter que passar duas horas correndo.

Não adianta se punir no ginásio se você sucumbir a uma pizza de quatro queijos. (iStock)
Não adianta se punir no ginásio se você sucumbir a uma pizza de quatro queijos. (iStock)

A evidência científica que mostra que, para perder peso, a dieta é mais importante do que o exercício é volumoso. Uma recente revisão publicada no ‘American Journal of Clinical Nutrition’, que compila 20 estudos nos quais mais de 3.000 pessoas participaram, mostra que dietas ricas em proteínas e com baixo teor calórico têm melhores resultados, ajudando as pessoas a perder peso do que o exercício.

Nas crianças, a mesma coisa acontece. Uma revisão de 2011 mostrou que o sedentarismo não é um fator determinante em crianças com excesso de peso : uma dieta pouco saudável é a verdadeira culpada.
Exercício, depois de perder peso

Tudo isso não significa que o exercício não seja bom. Mas seu papel é mais importante quando se trata de manter nosso peso ideal, uma vez que o alcançamos. “Houve um estudo recente em um grande grupo de pessoas que conseguiram perder peso”, explica Stanforth. “Quando você olha para os participantes que conseguiram manter o peso, cerca de 90% deles exercitaram-se regularmente”.

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O exercício físico também tem muitas outras vantagens sobre a saúde, que não necessariamente têm a ver com a perda de peso: ajuda a melhorar nosso humor, protege nosso corpo do envelhecimento e alivia o estresse, a depressão e a ansiedade.

Agora, se você quer perder peso o mais rápido possível, não vai adiantar se você se inscrever para um ginásio, se você é incapaz de seguir uma dieta moderada e equilibrada.

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